Fim de ano, férias, hora de arrumar as malas e colocar o pé na estrada, ou melhor, o Chevrolet Captiva na estrada. O utilitário-esportivo da montadora americana reserva espaço a bordo para a família poder viajar sem preocupação com as bagagens e com o conforto. De design atual e interessante pelas linhas modernas e harmônicas, o modelo passou por facelift no primeiro semestre deste ano. Além disso, o rival do Honda CR-V e Hyundai ix35 aposentou o motor V6 3.6 e passou a usar o V6 3.0 VVT de 286 cv (7 cv a mais do que a linha anterior) - este propulsor equipa a versão topo da gama
(Sport V6 AWD), avaliada pelo ZAP Carros
.O propulsor de seis cilindros é forte como um gladiador e, de forma silenciosa, revela seu desempenho arisco ao ser provocado pelo pedal da direita. O som vindo do capô instiga o motorista a acelerar cada vez mais. Porém, este deve ter cautela, já que o modelo não é um superesportivo e geralmente está ocupado por familiares (inclusive crianças). Mesmo assim, ele agrada bastante quem fica atrás do volante.
No entanto, por sugerir esportividade, o Captiva deveria ter a opção de hastes atrás do volante para a troca de marcha de modo manual, já que a configuração testada (a mais cara), assim como as outras (Sport Ecotec, Sport V6), só são oferecidas com transmissão automática de seis velocidades. O sistema até permite a troca sequencial na própria alavanca, mas não é a mesma excitação.
O propulsor, abastecido somente com gasolina, desenvolve 286 cv de potência a 6.950 rpm e seu torque é de 30 kgfm a 5.100 rpm - muito bom, para um modelo de quase duas toneladas. É nítido que seu peso não atrapalha seu desempenho. Toda essa esportividade tem um preço alto, principalmente quando se avalia o gasto com combustível.
O motor V6 consome muito, porém neste modelo há o sistema chamado “Eco Mode”, que proporciona uma troca de marchas com maior economia de combustível. De acordo com a marca, o utilitário-esportivo faz na cidade 8,2 km/l. Na estrada, o consumo passou para 12,8 km/l . Com o ‘Eco Mode”, o motorista pode economizar até 5 %, segundo a GM.
O SUV da marca norte-americana é grande e na hora de estacionar toda tecnologia é bem-vinda, como a câmera de ré (que mostra imagens pelo retrovisor interno) - item de série no modelo. No entanto, para ficar ainda melhor, o sensor de estacionamento com sinal sonoro complementaria o serviço.
O único pênalti do modelo é em relação à suspensão. Rígida em excesso, os passageiros (principalmente) dos bancos traseiros sofrem bastante com os locais esburacados. Dependendo do tipo de depressão no asfalto, os ocupantes são chacoalhados a tal ponto de incomodar.
Com preço sugerido de R$ 100.774, esta configuração é equipada de série com alarme, vidros e travas elétricos, air bags, faróis de neblina, sistemas eletrônicos de estabilidade e de tração, freios ABS, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, volante com regulagem de altura e profundidade, bancos de couro, ar-condicionado com controle automático e rádio com leitor de MP3 e entrada USB, entre outros itens.
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